Os últimos dias tem sido de alerta para Minas Gerais por conta das chuvas, o número de cidades em situação de emergência já alcançou 101, nesta segunda-feira (27/01).

Foto: Alisson Pereira/Reprodução/TV Globo

Até o momento a Defesa Civil, a morte de 45 pessoas no estado, registradas entre sexta-feira (24) e domingo (26). Entre as vítimas estão crianças e bebês. Dezenove pessoas continuam desaparecidas. A maior parte das ocorrências está relacionada a risco geológico, como deslizamentos e soterramentos.

Nesta segunda-feira (27), uma portaria publicada no Diário Oficial da União reconheceu a situação de emergência em decorrência das chuvas intensas nos 47 municípios. O Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Gustavo Canuto, prometeu que o governo federal vai disponibilizar R$ 90 milhões para atender às demandas relacionadas às fortes chuvas em Minas Gerais.

Espera Feliz sofreu o que deve ter sido a pior enchente de sua história neste fim de semana. Os rios da cidade começaram a transbordar na manhã de sexta-feira (24) e seguiram subindo até a manhã de sábado (25). Somente ao longo do sábado é que as águas começaram a baixar.

Moradores da região apontam que o local está sem água, comida e remédios, segundo eles a maior parte da cidade está destruída. As pessoas, que trabalham com café, estão se mobilizando para ajudar o local, como a Padaria Forno Artesanal que receberá alimentos não perecíveis, medicações, roupas, colchões e produtos para higiene pessoal, basta levar até o endereço: Av. Nossa Senhora da Glória, N. 1703, Macaé – Rio de Janeiro. Mais informações no instagram: @forno.padariaartesanal.

Coffee Five também receberá roupas, alimentos, água e produtos de higiene pessoal, segundo a equipe do Five um caminhão sairá na sexta-feira para levar as doações para as vítimas do Alto do Caparaó. Coffee Five fica na Rua da Quitanda, 86 – quiosque 01 – Centro, Rio de Janeiro.

Quem estiver em Uberlândia (MG) e quiser contribuir o Mundo Café receberá doações, até quinta-feira, alimentos, roupas, colchões e sábado sairá um caminhão para distribuir nas regiões. Mundo Café fica na  Rua Coronel Manoel Alves, 67, Uberlândia (MG).

Campanhas

O Portal Espera Feliz está realizando uma campanha, através de uma “Vakinha online”, para arrecadar dinheiro para auxiliar as famílias vítimas do desastre. Para saber mais e contribuir, clique aqui. 

Quem preferir realizar um depósito, a Prefeitura de Espera Feliz divulgou a seguinte conta: Banco do Brasil. Conta 9.186-3. Ag: 2046-x. CNPJ: 18.114.264/0001-31.

No próximo sábado (01/02) acontece o Coletivo de Portas Abertas IV, no Espírito Santo, e eles pedem para quem se inscreveu levar itens como material de limpeza, água, itens de higiene pessoal, roupas, alimentos não perecíveis, em prol das vítimas de Minas Gerais e Espírito Santo. Mais informações no Instagram @coletivocafe.

Defesa Civil, Servas e Cruz Vermelha, também, recebem donativos para os mais de 13 mil desalojados e 3.354 desabrigados em todo o estado após as fortes chuvas.

Os órgãos pedem, principalmente: produtos de limpeza e de higiene pessoal, água mineral, fraldas, alimentos não perecíveis, colchões e roupas íntimas.

As doações devem ser entregues nos locais:

· Ponto de apoio da Cruz Vermelha: Avenida Úrsula Paulino, 1555, Bairro Betânia;

· Sede da Cruz Vermelha: Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro;

· Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários;

· Todos os batalhões do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em MG.

 

Fonte