Minas Gerais, maior produtor de café arábica do País, será responsável por colher 30 milhões de sacas, representando 75% da produção total brasileira. Os dados apontados correspondem à perspectiva da bienalidade positiva do café e ao aumento da área de produção no estado.

Para a região do Cerrado Mineiro a estimativa de produção é de 6,4 milhões de sacas, conforme informações divulgadas pela consultoria da INTL FCStone, em sua primeira análise, após uma expedição técnica pelas principais regiões produtoras.

De acordo com a Conab, a produção no Cerrado Mineiro representará um aumento de 26,6% a 32,3% em relação a 2019. A produtividade média nessa região poderá alcançar o volume de mais de 31,4 sacas por hectare, com um avanço de 27%. Nas áreas de produção, os números apresentam ainda um aumento de 4,2%, passando de 185,6 mil hectares, em 2019, para 193,4 mil hectares, em 2020.

Apesar da previsão estar abaixo das 8 milhões de sacas previstas para este ano na região do Cerrado Mineiro, os números esperados para 2020 superam 2019, quando a produção foi de 4,59 milhões de sacas.

Fatores climáticos no ano passado levaram a uma demora na maturação do fruto e, com isso, nesse ano, alguns produtores iniciaram a colheita um pouco mais tarde. O fato em nada abalou a expectativa dos produtores, que veem nesta safra uma oportunidade de aumento na qualidade dos grãos.

“O ano de 2020 está espetacular. As chuvas estão vindo em condições amenas, favoráveis. Associadas às adubações que fazemos durante todo o período de produção, fizeram com que os cafeeiros respondessem muito bem, inclusive mostrando um crescimento muito grande de ramos que seria procedente para safra 2021”, afirmou cooperado da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), Osmar Nunes.

Para o Diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, a produção esperada para 2020 está muito próxima à de 2018, possibilitando que os produtores do Cerrado Mineiro honrem seus compromissos com exportação e consumo interno e alcancem preços competitivos. “O preço do café está bom. Houve uma alta significativa em bolsa, favorecida pela alta do dólar e pela especulação econômica mundial em função da situação pandêmica pela qual passamos. Isso afetou cotações em bolsa elevando o preço do café”, contou.

Atendimento ao Produtor do Cerrado Mineiro

A Expocaccer adotou medidas estratégicas com o objetivo de proporcionar aos cafeicultores segurança e atendimento às necessidades de seus cooperados, assim como soluções aos seus negócios.

Dentre as principais ações promovidas, estão a ampliação de canais e disponibilização de horários alternativos de atendimento ao cafeicultor, que contam ainda com o Portal do Cooperado, canal online exclusivo para serviços que antes eram realizados unicamente de forma presencial e demandavam tempo do produtor. Por meio do site da Expocaccer, o cooperado pode acessar o Portal e realizar o acompanhamento em tempo real das movimentações, emitir boletos, relatórios e extrato de estoque, contratos futuros de venda, posição de contas a pagar, dentre outros serviços.

O cooperado pode, ainda, ter acesso a documentos como notas fiscais presencialmente, por meio do Departamento de Emissão de Nota Fiscal ao Produtor, ou pelos telefones (34) 3839-9300 e pelo e-mail: [email protected]

O acesso ao Portal do Cooperado pode ser feito pelo site e o produtor que ainda não possui a senha de acesso ao Portal do Cooperado deve procurar o Departamento de Relacionamento com o Cooperado da Expocaccer no telefone: (34) 3839- 9300 ou (34) 9 9984- 5320.

As informações são da Ascom – Expocaccer.

Fonte