Na última quinta-feira (2), o Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), se reuniu para discutir os avanços do Projeto Carbono.

De acordo com Silvia Pizzol, gestora de RSS da entidade, o programa se aproxima da fase de coleta de amostras em campo. “O objetivo é mensurar a contribuição da cafeicultura mineira, nesse primeiro estágio, para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Futuramente, o projeto será expandido para outros estados, com o Espírito Santo já em nosso radar”, explica.

A equipe da Syngenta também participou da reunião para debater com os exportadores associados ao Cecafé as demandas por inovações tecnológicas. “A intenção foi buscar o aprimoramento da sustentabilidade da cafeicultura e o alinhamento da atividade com os anseios dos consumidores internacionais dos cafés do Brasil”, explica Silvia.

O Comitê conversou, ainda, sobre reformulação dos projetos “Café Seguro” e “Produtor Informado” do Cecafé e definiu ações para monitorar a adequação dos grãos colhidos na safra 2021/2022 às regulações de segurança alimentar dos principais destinos das exportações brasileiras.

As informações são do Cecafé.

Fonte