Expresso, pingado, cappuccino, médio, com leite… Você acha que já provou todos os tipos de café possíveis? Saiba que você está muito enganado e ainda existe uma infinidade de sabores para você degustar e se apaixonar.

Embora o café tradicional tenha o seu lugar, há cafés com aroma, corpo, cor e sabor bem diferentes e eles também merecem ser apreciados. Estamos falando de cafés gourmet, produtos capazes de tornar a sua relação com o café ainda mais intensa e especial, transformando a pausa para o cafezinho em uma experiência gastronômica incrível.

Os cafés gourmet aos poucos têm conquistado o paladar dos brasileiros e, se você é amante de café, mas ainda não provou esses sabores inusitados, continue lendo o nosso artigo e confira uma lista daqueles que você precisa conhecer.

CAFÉ FORTE

O Café Forte, como o próprio nome sugere, tem sabor marcante, aroma acentuado e a textura encorpada. Além disso, ele conta com uma finalização agradável e prolongada, marcada pelas notas de frutas secas. Esse café é perfeito para quem gosta de um sabor mais intenso e duradouro na boca.

Vale destacar que o Café Forte é produzido com grãos 100% arábica Acaiá e Bourbon. Por conta disso, a bebida é forte, mas não possui o amargor típico dos blends com café robusta. Café feito com grãos 100% arábica, portanto, apesar de forte, não apresenta o mesmo amargor resultante de blends que contem café robusta. Outra característica desse café gourmet é que a torra é escura.

CAFÉ EQUILIBRADO

O Café Equilibrado é delicioso, pois o corpo, o aroma e a acidez da bebida são equilibrados com uma doçura acentuada. Isso faz com que a finalização apresente o equilíbrio perfeito entre a doçura, a acidez e o amargor.

As notas desse café misturam frutas secas com caramelo, a torra é média e ele é feito com grãos 100% arábica das variedades Catuaí e Bourbon. Cumpre ressaltar que o Café equilibrado é ideal para paladares apurados, que gostam de sabores marcantes, mas sem excessos.

CAFÉ SUAVE

O Café Suave tem sabor achocolatado, com acidez e corpo suaves. A finalização é agradável e bem rápida, com notas aromáticas que remetem a frutas. Esse tipo de café gourmet é indicado para pessoas que preferem sabores mais leves e menos duradouros na boca.

A torra é média/clara e esse café é produzido a partir de grãos arábica tipo Catuaí e Acaiá. Mesmo sendo um café menos intenso, ele é igualmente gostoso. Vale a pena experimentar!

OUTROS TIPOS DE CAFÉ GOURMET

Atualmente, o mercado de café gourmet cresce três vezes mais do que o mercado de café tradicional e ele apresenta uma série de possibilidades. Todos os dias, novos sabores são lançados, alguns deles, um tanto quanto exóticos. É possível encontrar, por exemplo, cafés com sabores especiais e aromas exclusivos de trufa de chocolate, amêndoas torradas, baunilha, nozes, chocolate com menta, caramelo, amaretto, limão, açaí, dentre outros. Há também o café orgânico, cultivado em lavouras livres de agrotóxicos e produtos químicos. Mesmo que você não inclua definitivamente esses cafés no seu cardápio diário, vale a pena provar esses sabores tão distintos de café – nem que seja uma vez na vida.

 

Fonte: Clube Café

Autoria: Redação do Clube Café