O café é de longe uma das bebidas mais populares e amadas do mundo. Segundo a Wirthlin Worldwide (uma empresa de pesquisa de mercado), os norte-americanos consomem em média 1,8 xícaras de café por dia. Compare isso com o nosso consumo de água. Recomenda-se consumir em média 8-10 8 oz copos de "água viva" (isto é, rico em minerais, ligeiramente alcalino, e produzir energia quando no corpo) a cada dia. No entanto, estatísticas assustadoras revelam que 20% dos norte-americanos não bebem água, enquanto apenas 42% consomem apenas 2 copos ou menos.

A luta entre a água e o café é intensificada quando você leva em consideração que para cada xícara de café (100 mg de cafeína) seu corpo precisa de 3 xícaras de água para compensar a perda de água que ocorre devido ao efeito diurético do café.

Antes de encomendar o seu próximo "mocha latte frappawhatever …" lembre-se dos seguintes fatos sobre o café:

o café intensifica o estresse, causando um aumento médio de 40% na adrenalina. Isso resulta em aumento da pressão arterial, frequência cardíaca, transpiração, nervosismo e irritabilidade.

o Café aumenta a secreção de ácido gástrico em 400%, contribuindo para gastrite e úlceras pépticas.

o Café tem um risco 50% maior de ataque cardíaco (revista médica britânica Lancet)

o Café causa uma perda significativa de nutrientes, especialmente magnésio, potássio, cálcio, zinco e vitaminas B.

O café é uma fonte importante de cádmio, um metal pesado que tem sido associado ao câncer e à supressão imunológica.

Se você é uma mulher, considere os seguintes fatos ainda mais assustadores:

A cafeína está ligada ao câncer de ovário e câncer de bexiga e rins.

o Café aumenta o risco de aborto e pode dobrar a taxa com apenas 1 xícara (160 mg de cafeína) por dia (JAMA, 1993).

o O café tem efeitos adversos no desenvolvimento muscular e no equilíbrio nutricional do bebê e aumenta o risco de defeitos congênitos.

o café reduz a fertilidade. Mais de 1 xícara por dia faz uma mulher ter metade da probabilidade de conceber (American Journal of Epidemiology)!

No que diz respeito à sua energia, a cafeína inerente ao café é o estimulante que lhe dá aquela energia breve e duradoura pela manhã. Mas aqui está o problema, a cafeína é como qualquer outro estimulante – é uma droga que cria dependência. Esta dependência ocorre como resultado dos receptores de cafeína em seu corpo que se saturam rapidamente. Como tal, você precisa consumir mais cafeína para obter o mesmo efeito! Você pode ver como esse ciclo vicioso pode ficar fora de controle. Se você é um bebedor de café, pense na última vez que passou sem café por um dia ou dois. Como você se sentiu? Cansado, irritável, dor de cabeça? Exatamente!

A água é a felicidade

Agora considere as maravilhas da água. Considerando que o corpo adulto tem pelo menos 60% de água, não é de admirar que a "água viva" limpa possa ter efeitos absolutamente fenomenais em seu corpo.

A água é fundamental para muitas funções corporais, incluindo circulação, digestão, absorção e eliminação de resíduos. A água também carrega eletrólitos (ou seja, sódio, potássio) que são essenciais para a sinalização elétrica dentro do corpo.

Considerando seus muitos papéis no corpo, é de se admirar que você possa se sentir cansado e lento quando desidratado?

A água também é um anticoagulante natural, pois compõe a maior parte do nosso sangue. A água constitui 95% do componente plasmático do sangue, que, por sua vez, compreende cerca de 55% do volume total de sangue. Portanto, quando seu corpo não recebe água suficiente, o sangue perde sua fluidez quando a água é retirada do sangue. O resultado – aglomeração de glóbulos vermelhos. Esse aumento da viscosidade do sangue leva você a se sentir mais cansado e lento.

Assim, uma das maneiras mais fáceis, seguras e melhores de melhorar sua energia ao longo do dia é beber constantemente a "água viva" para manter seu corpo hidratado e funcional.

Uma regra básica para a quantidade de água que você deve beber por dia em repouso é a seguinte:

Multiplique seu peso corporal (lbs) x 0,55 e divida por 8. Isso lhe dará o número de 8 onças copos que você deve beber por dia em repouso.

© 2006 Yuri Elkaim, BPHE, CK – Consultoria Total de Bem-Estar.


fonte por Yuri Elkaim