A borra do café já faz parte da rotina de quem está acostumado a preparar a versão coada da bebida. Mas, se ao invés de ir direto para o lixo, ela pudesse ajudar a purificar a água? É isso o que propõe um estudo feito por cientistas italianos.

Realizado pelo Instituto Italiano de Tecnologia (IIT), o estudo uniu a borra de café com açúcar e silicone. Ao colocar essa mistura na água, o açúcar se dissolveu e criou uma espécie de bolhas de esponja.

Depois de 30 horas mergulhada em água parada, que estava contaminada com mercúrio e chumbo, essa esponja foi capaz de absorver 99% das substâncias nocivas.

A experiência também foi realizada com a água em movimento e, neste caso, o valor foi um pouco inferior: apenas 67% do chumbo foi absorvido.

Com os resultados da pesquisa, podemos verificar que a borra do café pode sim atuar como um agente limpante. Mas ainda é cedo para entender como essa descoberta poderá fazer parte do dia a dia das pessoas.

Se você se interessou em saber mais sobre as propriedades da borra do café, aproveite para conferir aqui outras utilidades e curiosidades que já contamos aqui no Mexido de Ideias.

Autoria: Monalisa Briganti

 Mexido de Ideias em Saúde