A multinacional de saúde e nutrição Bayer busca a construção de uma agricultura carbono neutro a partir desta safra 2021/2022. Em um trabalho conjunto com produtores rurais e parceiros, a companhia lança o PRO Carbono, programa parte da iniciativa Carbono Bayer que oferece novas vantagens para os agricultores brasileiros dispostos a ampliar sua produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis.

“A agricultura brasileira já é uma das mais sustentáveis do planeta, mas há espaço para crescimento”, destaca Eduardo Bastos, diretor de Sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para a América Latina. “Quando intensificamos o manejo através de práticas agronômicas sustentáveis, ampliamos a possibilidade de extrair o real valor de cada germoplasma, produzindo mais e com mais sustentabilidade”, afirma.

Segundo Eduardo, a partir de programas como o PRO Carbono, os agricultores poderão ser recompensados não apenas pelo que e quanto produzem, mas também pela forma como produzem.  “O que materializa um de nossos compromissos globais de sustentabilidade e parte fundamental do esforço para que a agricultura seja cada vez mais protagonista para solucionar os desafios climáticos do planeta”, completa.

Participantes do PRO Carbono deverão implementar práticas de manejo que possibilitem o aumento da retenção de carbono no solo. Em contrapartida, poderão usufruir de benefícios como: análise de fertilidade e de carbono do solo, acesso a conteúdo e profissionais que são referência no tema e suporte de uma consultoria técnica.

Como funciona

Em 2020 foi lançado o projeto inicial da iniciativa Carbono Bayer, que só no Brasil contou com mais de 400 produtores, com foco em soja e milho, em 15 estados, ultrapassando 80 mil amostras de solo analisadas. A partir dos avanços e aprendizados do primeiro ano, o programa entra agora em um novo momento, que contemplará um número ainda maior de agricultores.

Assim como ocorreu na primeira fase, os produtores do PRO Carbono precisam atender a pré-requisitos de conformidade social e ambiental – entre eles, respeito ao código florestal, às áreas de preservação e não estar em área indígena ou quilombola. Também é necessário ser usuário ou aderir à licença Plus da plataforma de agricultura digital Climate FieldView, fundamental para coleta, análise e rastreabilidade dos dados e que pode ser obtida gratuitamente por clientes com três ou mais estrelas no programa de relacionamento Impulso Bayer.

Os agricultores selecionarão um talhão de mais de 30 hectares para participar do programa durante três anos. Um serviço de consultoria dará o apoio necessário para que cada participante adote um rol de práticas de manejo sustentáveis, como plantio direto, cultivo de cobertura e/ou rotação de cultura, e de impulsionadores de produtividade e carbono (como otimização do uso de fertilizantes, adoção de biotecnologia, soluções de proteção de cultivos e ajustes de densidade no plantio).

Saiba mais no site da empresa.

As informações são da Bayer.

Fonte