Por Marcelo Fraga Moreira*

Apesar do vencimento das opções do contrato setembro/2020 na última sexta-feira (14/8), a semana foi mais calma, com o mercado de volta a normalidade e consolidando abaixo da média móvel dos 200 dias em praticamente todos os vencimentos. A amplitude dos preços ficou na casa dos 500 pontos por dia, com o período oscilando entre a mínima de 109,70 centavos de dólar por libra-peso no dia 11/8 e na máxima @ 119,20 centavos de dólar por libra-peso em 14/8, terminando a semana cotado @ 114,70 centavos de dólar por libra-peso.

A média do volume diário diminuiu um pouco, porém continuou acima dos 96 mil lotes entre 10 e 13 de agosto, e no 14 de agosto, com o vencimento das opções o volume foi de “apenas” 61.242 lotes.

Os fundos voltaram a comprar e oficialmente estão comprados em +17.300 lotes. Estimamos que os fundos já devam estar comprados acima dos +20.000 lotes em função dos volumes negociados. Novamente a concentração ficou nos 2 primeiros vencimentos, setembro e dezembro/2020, e vemos aqui o perigo!

Temos as seguintes sugestões:

– Para os produtores/cooperativas que estiverem com a posição “vendida” nas corretoras, sugerimos realizar imediatamente a fixação das vendas (a troca da posição de futuros com as tradings/clientes de destino final), e assim evitar o risco de chamada de margem.

– Para os que não tiverem a opção acima, e/ou aqueles que estiverem com estruturas alavancadas, sugerimos comprar um call-spread no dezembro/2020, 125 x 140 centavos de dólar por libra-peso e garantir uma proteção nesse intervalo.

– Se o mercado realmente “rasgar” até o final do ano, é preciso monitorar e realizar as fixações em reais para as safras 2021/2022 e 2022/2023!

Ao nosso ver, essa alta no curto prazo continuará sendo “apenas” técnica. A safra brasileira segue firme e com oferta abundante, embarques seguem sem problemas, as condições climáticas seguem positivas ao redor do mundo nos principais países produtores, e a nova safra na América Central está prestes a começar a ser colhida.

Como já vimos, da mesma forma que os fundos podem levar o mercado a novas máximas no curto prazo, os fundos também podem fazer o mercado voltar ao patamar dos 100 c/lb se/quando decidirem inverter sua posição de “comprado para vendido”.

Então, CUIDADO!

E como sempre, atenção com as operações alavancadas, com os acumuladores e com as estruturas que “aparecem/desaparecem/dobram”.

Boa semana a todos!

* Marcelo Fraga Moreira atua há mais de 30 anos no mercado de commodities agrícolas e escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting.

Termos usados nas cotações do mercado:

“Put-Spread” = compra e venda simultânea da opção de Venda com preço de exercício mais alto vendendo a opção com preço de exercício mais baixo);

“Call” = opção de Compra

As informações são da Archer Consulting – Assessoria em Mercados de Futuros, Opções e Derivativos Ltda.

Fonte