Mesmo com a pandemia de Covid-19 trazendo inúmeras perdas, a agropecuária foi o único setor da economia que manteve seu crescimento em 2020. Em relação a 2019, o segmento avançou 2% em meio ao tombo recorde de 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com este resultado, a agropecuária aumentou a sua participação no PIB brasileiro de 5,1% em 2019, para 6,8% em 2020. Segundo o IBGE, essa alta ocorreu pelo crescimento e ganho de produtividade das lavouras, com destaque para o café (+24,4%) e a soja (+7,1%), que alcançaram produções recordes na série histórica. Por outro lado, no 4º trimestre de 2020, em relação a igual período de 2019, o agro teve variação negativa de 0,4% por perdas em culturas como a laranja (-10,6%) e o fumo (-8,4%).

Produtores e economistas consultados pelo portal de notícias G1 afirmam que os fatores que ajudaram a impulsionar o agro em 2020 foram:

– A safra recorde de grãos de 257,8 milhões de toneladas em 2019/2020;

– Investimento dos produtores em pacotes tecnológicos avançados – sementes, defensivos, fertilizantes e rações de maior qualidade;

– Clima favorável;

– Demanda externa aquecida – receio de desabastecimento de alimentos por causa do fechamento de fronteiras impulsionou importações dos países e o Brasil é um grande exportador do setor;

– Agro foi considerado uma atividade essencial durante a pandemia para evitar falta de mantimentos;

– Auxílio emergencial aqueceu a demanda interna;

– Valorização do dólar em relação ao real impulsionou exportações do agro;

– Recomposição do rebanho suíno chinês após peste suína africana puxou vendas de soja e milho do Brasil – grãos viram ração para os animais;

– Aumento da produção e exportação de carnes.

Para este ano, a expectativa é de mais crescimento, apesar de algumas preocupações dos produtores com o clima e os custos de produção.

O economista Renato Conchon, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), espera que a agropecuária avance mais 2,5% no PIB de 2021, apoiada na expectativa de mais uma safra recorde de grãos, estimada em 268,3 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até o momento.

As informações são do Portal de Notícias G1.

Fonte