Uma nova seleção de cafeeiros da cultivar acauã, denominada acauã J90, foi desenvolvida com características importantes, como boa produtividade, com produção de frutos/grãos mais graúdos e resistência à ferrugem e ao nematoide exígua. 

A cultivar de cafeeiros acauã foi originada do cruzamento entre o sarchimor 1668 e mundo novo 379/19, feito por técnicos do ex-IBC no Paraná, nos anos 1980. Foram selecionadas as plantas de porte baixo e com resistência à ferrugem. Esse material foi recebido, em seguida, nas estações experimentais do IBC, em Caratinga e Varginha, e passou a ser selecionado em gerações sucessivas, a partir das covas 363 e 365, que resultaram na seleção e registro da cultivar acauã original. 

Nos experimentos e em plantações comerciais de cafeeiros acauã, foi verificada a presença de diversidade nas características das plantas, as quais foram dando origem a novas seleções, como as de acauã novo, seleção cv 2, cv 8, a JCG, a acauãma e o próprio grauna, este uma hibridação natural entre acauã e catucaí. 

A seleção recentemente desenvolvida, a acauã J90, surgiu da observação de algumas plantas diferenciadas, dentro de uma plantação comercial de acauã (da cv 365), cultivada no município de São Domingos das Dores, na Zona da Mata de Minas Gerais. A princípio foi feita uma clonagem dessas plantas, por estacas, e depois tomou-se as sementes delas, agora em maior quantidade, para testagem e multiplicação. 

Um ensaio foi instalado para avaliação dessas seleções de acauã em comparação com materiais de cultivares já registrados, incluindo dois padrões, de catuaí amarelo e vermelho. Foram analisadas cinco safras já disponíveis no ensaio, colhidas de 2017 a 2021, e foram também observadas outras características, como tamanho dos grãos e resistência das seleções. Os resultados mostraram que o material mais produtivo foi a seleção J90 (figura 1), com média das cinco safras de 70,3 scs/ha, contra 61,4 scs no padrão catuaí vermelho IAC 44. Outras seleções de acauã foram ligeiramente inferiores à J90, com média de 66 scs/ha. 

Uma nova geração, seminal, foi derivada da J90, agora plantada em um lote de cerca de 100 plantas, no município de Reduto, também na Zona da Mata de MG. O plantio foi efetuado, em 2019, sobre uma área em substituição parcial de uma lavoura de catuaí/44, permitindo que fosse possível, através do exame das raízes, observar nas duas áreas próximas as raízes dos dois materiais. Verificou-se que não havia qualquer presença de galhas nas raízes das plantas do J90, enquanto as remanescentes de catuaí apresentavam muitas galhas, típicas do nematoide M. exígua, indicando que a J90 se mostrava resistente à infestação por esse nematoide (figura 2). Da mesma forma, as observações sobre infecções pela ferrugem resultaram negativas nas folhas dos cafeeiros da seleção J90, mostrando uma condição de imunidade, diferentemente do que aconteceu nas do catuaí, onde a infecção evoluiu muito (figura 3). Quanto à verificação do tamanho dos grãos, os resultados mostraram, no café colhido das plantas em Reduto, que o acauã J90 tinha 77% de peneira 17 acima e os frutos do catuaí apresentaram 40% desse tipo de grãos (figura 4). 

Os resultados obtidos na testagem de produtividade e as observações sobre aspectos de resistência e qualidade dos frutos/grãos permitiram concluir que a seleção de acauã J90 possui boas características, para sua indicação como nova cultivar para registro, visando plantios comerciais desse material.


Figura 1- Pode-se ver a boa frutificação e vigor das plantas da seleção de cafeeiros acauã J90 na segunda safra, no ensaio em S. Domingos das Dores (MG)


Figura 2- À esquerda, ausência de galhas do nematoide M. exigua, nas raízes de cafeeiros na seleção acauã J90 e à direita as galhas observadas nas raízes do catuaí


Figura 3- Verificação do nível de infecção pela ferrugem em folhas de cafeeiros. À esquerda, as folhas sem qualquer infecção no material acauã J90 e, à direita, com infecção forte em folhas de catuaí, na mesma área, em Reduto (MG) – Julho/22


Figura 4- Frutos graúdos da seleção acauã J90 e grande concentração de grãos de peneira alta (17 acima)

Fonte