Com recorde de amostras, o 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2019 chega à fase do leilão, com 15 lotes classificados por sua origem, espécie e qualidade. A disputa se iniciou no último dia 7 e acontece até o dia 12 de fevereiro, às 17h. O leilão é aberto a torrefadoras, cafeterias e demais pessoas jurídicas interessadas.

Os cafés finalistas desta edição passaram pelo crivo de um júri técnico, composto por provadores e especialistas cuja análise correspondeu a 90% da nota final, cabendo a nota de Sustentabilidade da Propriedade os 10% restantes.

Todos os cafés foram avaliados sob a metodologia do Programa de Qualidade do Café ABIC (PQC), pelo júri técnico composto por Camila Arcanjo, do Grupo de Avaliação de Café-SP; Gina Cardozo e Kátia Cipolli, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL); e por Cicera Araujo, Isabela Custódio e Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes. Confira aqui os produtores, cafés e pontuações.

“A qualidade do café do Brasil de 1990 para cá melhorou muito. Antes éramos conhecidos por volume e hoje isso mudou. Temos reconhecimento e maior valor agregado, além de sermos o maior exportador. E isso se dá por concursos como esse da ABIC, que ajuda a comunicar essa variedade e qualidade do café aos consumidores, que juntos contribuem para construir uma nova imagem dos cafés do Brasil”, afirma Eduardo Carvalhaes.

Premiação

Os produtores campeões e as empresas que investirem em qualidade no leilão serão premiados em cerimônia a ser realizada no dia 15 de abril, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF). Os lances serão premiados em três categorias:


Categoria Ouro arábica – Maior valor de aquisição por saca – Será considerado o maior valor pago por saca adquirida, de café da espécie coffea arábica, natural ou  descascado.
Categoria Ouro canephora – Maior valor de aquisição por saca – Será considerado o maior valor pago por saca adquirida, de café da espécie coffea canephora, natural ou descascado.
Categoria Diamante – Maior investimento em qualidade – será considerada o valor resultante do investimento total da empresa no leilão para aquisição de cafés de alta qualidade, calculado pelo produto do número de sacas adquiridas vezes o valor unitário oferecido.

Leilão

Para participar do leilão, basta acessar a página www.abic.com.br/concursonacional/leilao, preencher a ficha de lance comprador, selecionar o(s) lote(s), quantidade(s) e valor(es) desejado(s) e realizar a(s) oferta(s).

As informações são da ABIC.

Fonte