Por Gabriela Terra*

O café arábica apresenta um fenômeno chamado bienalidade. Em uma safra proporciona elevada produção e, em outra, baixa, em função da demanda de fisiologia da planta. O ano de 2021 é um ano de baixa produção, que pode ser ainda pior quando há falta de chuva e elevadas temperaturas nos momentos em que a cultura mais necessitaria de água e nutrientes. Foi o que se observou em 2020, nos meses de agosto a outubro.

O fator climático pode afetar a produtividade e a longevidade das plantas em até 50%, e a falta de água pode reduzir o potencial hídrico nas folhas, limitando, assim, o crescimento das plantas, diminuindo a área foliar e, consequentemente, também a produção de fotoassimilados.

Em 2020, a incidência desses fenômenos resultou em abortamento das flores, pois a elevação de temperatura e a falta de água aconteceram no período de enchimento dos grãos. Muitos deles se encontram chochos, o que pode reverter em baixo rendimento no beneficiamento. Segundo dados da Conab 2021, o ano de bienalidade baixa, somado com a estiagem prolongada e as altas temperaturas, acarretará em quebra de produtividade, podendo cair até 43% em Minas Gerais em relação ao último ano.



Entretanto, algumas tecnologias têm auxiliado o cafeicultor a reduzir essas perdas e assegurar a produtividade, um exemplo é a irrigação. A irrigação para a cultura de café arábica tem mostrado ótimos resultados na redução da bienalidade, reduzido o stress por falta de chuva e assegurando a produtividade. Alguns produtores relatam, ainda, que com a irrigação é possível reduzir o abortamento floral devido a maior quantidade de folhas.

A Netafim possui a tecnologia de irrigação inteligente que cada vez mais vem colaborando para o dia a dia do cafeicultor. Além de possibilitar o fornecimento de água e nutrientes para as plantas de forma mais eficaz, no momento e na quantidade adequada, a eficiência é de 95%, o que torna a produção no campo cada vez mais sustentável e menos submissa às incertezas climáticas.



Atualmente, a Netafim conta com mais de 200 mil hectares de projetos de irrigação em café. Os registros são de aumento de produtividade de 40% a 100% e uma economia hídrica de 20% a 50%, devido à eficiência do fornecimento de água. A equipe Netafim sempre busca entender qual a demanda de cada região, levando em consideração os fatores de tipo de solo, informações sobre o cultivo, disponibilidade de água, dentre outros, para se garantir um projeto efetivo.

*Gabriela Terra é Especialista Agronômica na Netafim Brasil.

Fonte