Este ano, o 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café – “Origens do Brasil” – safra 2019 recebeu uma quantidade recorde de inscrições: foram 44 amostras de 13 regiões produtoras. Com isso, o calendário geral foi alterado, dado o número de análises a serem realizadas pelo júri técnico.

Confira abaixo as regiões que estão participando:

Minas Gerais: Campo das Vertentes, Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas

São Paulo: Média Mogiana e Região do Pinhal

Espírito Santo: Conilon Capixaba e Montanhas do Espírito Santo

Rio de Janeiro: Vale do Paraíba

Bahia: Chapada Diamantina e Planalto de Vitória da Conquista

Rondônia: Matas de Minas

Paraná: Norte Pioneiro do Paraná

Entre amanhã e quarta-feira (4 e 5/2), os cafés serão avaliados por um júri técnico composto por especialistas em classificação e análise sensorial, utilizando a metodologia PQC (Programa de Qualidade do Café ABIC). A nota mínima exigida é 7,3 na escala PQC e o resultado dessas análises representarão 90% da nota final, sendo os outros 10% as avaliações de sustentabilidade das propriedades produtoras.

Por conta do número de amostras recebidas, a organização do concurso elaborou uma nova versão do regulamento do certame, com novas datas. O resultado das análises será divulgado no dia 6 de fevereiro e o leilão terá início no dia 7 de fevereiro, se encerrando às 17h do dia 12/2.

Clique aqui para acessar o regulamento e o formulário de sustentabilidade.

Fonte