Esse primeiro café da manhã é mais do que apenas um deleite – tornou-se um ritual profundamente enraizado e muitos de nós não podemos imaginar como começaríamos o dia sem ele.

De lattes de soja a negros longos, o gasto com café no lar australiano médio aumentou de sessenta centavos por semana em meados dos anos setenta para US $ 5,77 por semana entre 2009-10. Embora o preço do café tenha aumentado durante esse período, não há como duvidar que o caso de amor da australiana com o café seja mais do que apenas uma aventura.

Listamos sete razões abaixo que ajudarão você a manter vivo seu sonho de café – e elas serão fáceis de lembrar, porque o café é bom assim.

O CAFÉ ESTÁ CHEIO DE ANTIOXIDANTES

O café é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, superando frutas e legumes frescos. Você precisaria comer grandes quantidades de frutas para obter o número de antioxidantes consumidos em algumas xícaras de café.

Antioxidantes são pequenas moléculas. Eles doam elétrons para os radicais livres. Os radicais livres estão constantemente atacando nossos corpos com elétrons desemparelhados que podem mexer com estruturas celulares como proteínas e DNA. Distribuir elétrons aos radicais livres é o mesmo que dar a eles uma "pílula fria" e pode resultar em melhoria da saúde geral.

CAFÉ AJUDA COM SUA MEMÓRIA

O café é um estimulante bem conhecido. Sabe aquele barulho que você sente quando toma seu primeiro gole … ou até cheira a café? Bem, esse é o ingrediente ativo da cafeína. Além dos óbvios efeitos estimulantes da cafeína, alguns estudos mostram que ela ajuda a melhorar a capacidade de memória do cérebro.

Um grupo de participantes foi realizado em um estudo no qual eles precisavam lembrar imagens mostradas em uma tela. Alguns foram administrados com um forte comprimido de cafeína e os outros receberam um placebo. A pesquisa mostrou que aqueles que receberam o comprimido de cafeína foram mais capazes de lembrar as imagens melhor do que aqueles que receberam o placebo.

CAFÉ PODE AJUDAR COM DEPRESSÃO

Você já tomou um café e sentiu o seu humor clarear? Um estudo realizado com mais de 50.000 mulheres idosas durante dez anos descobriu que aqueles que bebiam pouco ou nenhum café tinham 15% mais chance de depressão do que aqueles que tomavam café a cada dois dias ou mais. Por que é que?

Bem, o café ajuda o cérebro a liberar dopamina, que envia sinais para outras células nervosas. Mas não apenas quaisquer sinais chatos e antigos … a dopamina é relacionada à recompensa e é responsável pelas sensações de sentir-se apaixonado, feliz e motivado.

O CAFÉ PODE AJUDÁ-LO A VIVER MAIS

Enquanto o café não é um elixir mágico que irá mantê-lo jovem, ele tem efeitos duradouros sobre a saúde, o que pode ajudá-lo a viver mais tempo. Porque o café é mostrado para reduzir doenças cardiovasculares e neurológicas, bem como diminuir o risco de suicídio, os estudos mostraram que, por essas razões, diminui o risco de mortalidade entre os bebedores de café.

O CAFÉ PODE REDUZIR O RISCO DE DIABETES DO TIPO 2

A energia é criada em nossos corpos graças à insulina. Quando o corpo não tem insulina suficiente, corre-se o risco de desenvolver diabetes tipo 2 – a forma mais comum de diabetes.

Alguns pesquisadores acreditam que o diabetes tipo 2 é causado por um acúmulo de uma proteína chamada HIAPP, que por sua vez pode levar à morte de células no pâncreas. Três compostos encontrados em uma xícara regular de café ajudaram a parar esse acúmulo tóxico, protegendo o pâncreas e diminuindo o risco de diabetes tipo 2.

Café pode diminuir o risco de doença de Alzheimer

Enquanto não há cura para a doença de Alzheimer, há alguma especulação sobre o que causa a doença. A formação de beta-amilóide é suspeito de causar a doença de Alzheimer – uma proteína no cérebro – e é mais consistentemente encontrada aumentada em pacientes de Alzheimer.

Seu amigo café pode reduzir os níveis de beta-amilóide e os estudos mostraram que os bebedores de café têm menos probabilidade do que os que não bebem café de desenvolver o mal de Alzheimer.

SEU FÍGADO ADORA O CAFÉ

Provavelmente guardamos o melhor para o final – beber mais café pode ajudar a reduzir os danos causados ​​pela ingestão excessiva de comida e álcool.

Com mais de 430.000 participantes do estudo e dados de estudos anteriores, os pesquisadores descobriram que aqueles que bebem duas ou mais xícaras de café por dia tiveram uma chance 44% menor de desenvolver cirrose hepática, entre os entrevistados. Tudo volta ao alto nível de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do café. Mas, esteja avisado … não é recomendado adicionar açúcares, xaropes ou uísque ao café, pois eles podem causar estresse no fígado.


fonte por Fiona S