Na quarta-feira (17), o prêmio Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte agitou a Semana Internacional do Café com o anúncio dos vencedores de 2022. A 6ª edição do prêmio analisou 1665 amostras, aumento de 920% em comparação com o primeiro concurso, realizado em 2017.

A premiação, que reconheceu os destaques por região, também teve como diferencial o emprego, pela primeira vez, do aplicativo da Flowins, startup da Novo Agro Ventures, o Flowins +, que agiliza a obtenção de informações e envio dos resultados das análises das amostras dos produtos diretamente no celular dos cafeicultores participantes.

Os primeiros colocados foram:

Cerrado – Categoria Natural
– Maria Sorais Guimarães – município Serra do Salitre

Chapada de Minas – Categoria Natural
– Gilson Cordeiro – município de Angelândia

Chapada de Minas – Categoria Cereja Descascado
– Maicon Soares Araújo – município de Itamarandiba

Matas de Minas – Categoria Natural
– Josué Alves da Costa – Município de São João de Manhuaçu

Matas de Minas – Categoria Cereja Descascado
– Vanderlei de Moura – município de Simonésia 

Sul de Minas – Categoria Cereja Natural
– Liane Hineraski – município de Olímpio Noronha

Sul de Minas – Categoria Cereja Descascado
– Joaquim Adolfo Pinto Noronha – município de Dom Viçoso

Café Conilon
– Ronaldo Pansine – município de Lajinha

Durante a cerimônia, os profissionais que auxiliaram os produtores no desenvolvimento técnico e gerencial de suas propriedades foram homenageados.

Além da visibilidade internacional e do troféu, o concurso também conferiu aos 60 produtores com melhor classificação o acesso gratuito por um ano o app Flowins+. “Eles  terão acompanhamento exclusivo com especialistas pós-colheita e comercial o ano todo, acesso ilimitado ao laboratório de provas para conhecimento da qualidade de toda a sua produção, conexão comercial, sem corretagem, com as principais tradings presentes no Brasil, além de conexão comercial para cafés acima de 80 pontos SCA direto com cafeterias e torrefações brasileiras, bem como com importadores e cafeterias estrangeiras”, explica Nathália Rabelo, coordenadora do ATeG Café+Forte.

Considerado o principal evento da cafeicultura nacional e um dos mais importantes do mundo, a Semana Internacional do Café acontece até amanhã (18), no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Informações e credenciamento estão disponíveis aqui.

Fonte