O café faz parte do dia a dia dos brasileiros. Assim, garantir uma bebida de ótima qualidade é muito importante para o crescimento do setor no País. Para se obter um bom resultado, é necessário que seja realizado o manejo correto em todas as fases de produção.

Uma das fases importantes na produção de um ótimo café é o momento da colheita e pós-colheita. Confira abaixo 5 cuidados que são essenciais para garantir uma colheita de qualidade:

1- Colocação do pano

Um cuidado muito importante é com o pano. Ele deve ser colocado no solo de forma que separe os frutos que já estão no chão (e certamente já em processo de deterioração, o que pode afetar a qualidade da bebida). Esse pano deve cobrir totalmente o solo e envolver o ramo de café no qual será feita a colheita.


A colocação do pano durante a colheita do café deve cobrir os grãos que já estavam no chão

2- Evitar pisar nos frutos caídos

O apanhador deve tomar cuidado para não pisar nos frutos que estão no chão. Com o pisoteio, os frutos serão descascados e, no momento da secagem, acabarão secando antes dos frutos que não foram descascados, prejudicando a qualidade da bebida.


Apanhador deve evitar pisar nos grãos de café que caem no chão no momento da colheita

3- Evitar a “virada dos ramos”

A prática de “virada dos ramos” consiste no apanhador virar para o lado dele alguns ramos que estão virados para o lado contrário. Isso pode levar à quebra ou trinca dos ramos, ocasionando o crescimento de novos ramos, que não é ideal para o cafeeiro.


Ramo quebrado devido à prática de “virada de ramos”

4- Não deixar a saca com café no sol após a colheita

Após a colheita, o café será colocado dentro de um saco de ráfia. É comum que o apanhador deixe esse saco na rua, nas entrelinhas, exposto ao sol. Como o café tem umidade e alto teor de açúcar, por se tratar principalmente de um fruto cereja, rapidamente entrará em fermentação. Assim, a saca de café não deve ser mantida na entrelinha por mais de quatro horas. É comum que o apanhador comece a trabalhar às 7h da manhã, mas o café seja recolhido somente às 15h, ocasionando um processo de fermentação indesejado.


Café mantido na rua embaixo de sol

5- Não utilize sacos plásticos para acondicionar o café

Alguns produtores, além de deixar o café colhido ao sol por muito tempo, colocam os frutos dentro de um saco plástico que não têm ventilação. Isso pode ser ainda pior quando esse saco é reaproveitado de adubos, podendo ser muito prejudicial. O correto é colocar o café em sacos de ráfia, deixar sua boca aberta e colocar à sombra do cafeeiro, evitando que ocorra o indesejado processo de fermentação.


Café acondicionado em saco plástico de adubo e café acondicionado em saco de ráfia, com a boca aberta, na sombra

Gostou dessas dicas? Para ajudar você a melhorar cada vez mais as técnicas de colheita do café, o EducaPoint lançou o curso on-line Tecnologias de colheita e pós-colheita do café. Neste curso, o professor da Universidade Federal de Lavras e Q-Grader, licenciado pelo Coffee Quality Institute/USA (CQI), Dr. Virgílio Anastácio, apresenta os procedimentos adequados durante a colheita e pós-colheita para se produzir um café de alta qualidade.

As informações e fotos são do EducaPoint.
 

Fonte