Realizado pela Prefeitura, Café Poços, IF Sul de Minas e Emater-MG, o Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas divulgou seus vencedores nesta quarta-feira (22), às 16h, durante um evento on-line transmitido pelo Facebook.

Essa 14ª edição teve um aumento de 63% no número de participantes quando comparada com 2020, saltando de 54 para 88 cafeicultores inscritos. O aumento se deve às alterações promovidas pela organização, como a criação de novas categorias, permitindo a participação dos pequenos produtores.

“Na edição passada já havíamos batido recorde de inscrição e, em 2021, superamos as nossas expectativas. Com isso, surge a oportunidade de descobrirmos excelentes cafés que são produzidos em Poços de Caldas, resultando no reconhecimento dos cafeicultores e na geração de renda”, comemora Thiago Mariano, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

A edição premiou 15 agricultores, sendo três vencedores em cada uma das cinco categorias: Café Natural, Café Natural Microlote, Café Cereja Descascado, Café Cereja Descascado Microlote e Café Orgânico.

Para Marcelo Munhoz, coordenador de Fomento Agropecuário, o evento é importante por incentivar a produção de cafés especiais no município. “Através do concurso conseguimos trabalhar a qualidade, buscando melhorias para os cafeicultores e gerando valor agregado ao produto”, destaca.


Prova sensorial aconteceu no último domingo na Café Poços

O concurso contou com uma série de etapas, como o recebimento das inscrições, a codificação dos cafés, a preparação dos grãos e a prova sensorial, realizada por classificadores e degustadores de café, que, seguindo uma metodologia internacional, avaliaram 10 diferentes atributos, como aroma, ausência de defeitos, sabor, acidez, corpo e finalização.

O 14º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas tem o apoio da Assolima, Assodantas, Sindicato dos Produtores Rurais de Poços de Caldas, Sebrae e Associação Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas. O patrocínio é da Coopama, Sicredi e Bourbon Specialty Coffees.

Fonte